Academia Brasileira de Futebol

José Victor Oliva

José Victor Oliva é uma personalidade e empresário brasileiro. Atualmente preside o conselho da Holding Clube, grupo que reúne oito empresas de comunicação e marketing promocional: Banco de Eventos, Rio360, Samba.pro, Lynx, Cross Networking, FanClub, Play Book e The Aubergine Panda. Ex-marido da jogadora de basquete Hortência Marcari, com quem teve dois filhos, atualmente é casado com Tatianna Oliva e tem mais duas filhas. Foi conhecido como “Rei da Noite” durante as décadas de 1980 e 1990 por comandar casas noturnas como o The Gallery, Banana Café, Moinho Santo Antônio e Resumo da Ópera. É chamado de o “Rei da Noite Paulistana”

Empresário da Comunicação – Holding Clube

Após atingir sucesso como empresário da noite – chegou a comandar cerca de 10 restaurantes e 6 casas noturnas –, José Victor Oliva resolveu diversificar sua atuação. Suas casas noturnas sempre recebiam eventos de todos os tipos, geralmente às segundas e terças, dias em que o movimento costuma ser menor em boates e discotecas. A partir dessa percepção e de uma observação mais apurada do mercado, o empresário decidiu investir na área de eventos e promoções. Assim, em 1988, surgiu o Banco de Eventos, primeira das oito empresas que hoje compõem a Holding Clube.

Pouco mais de dez anos depois, em 1999, o Banco de Eventos experimentou um crescimento vigoroso e já faturava mais do que as boates e restaurantes de José Victor Oliva. Com a expansão dos negócios, o empresário decidiu criar outras agências que também integrariam a Holding Clube. Em 2005 fundou, nos mesmos moldes da primeira, a agência de marketing promocional Rio360, com objetivo de dar ao Rio de Janeiro uma empresa com o mesmo nível de qualidade e excelência do Banco de Eventos, que em 2000 havia recebido o Prêmio Caboré como melhor serviço especializado do ano.

Entretanto, o mercado continuava a oferecer oportunidades. Com a Rio360, que não se limitou a cidade do Rio de Janeiro e começou a desenvolver projetos por todo Brasil, e o Banco de Eventos a todo vapor, José Victor Oliva continuou a expandir seus negócios: em 2008 fundou a Samba.pro, nova agência focada em marketing promocional que tem com principal característica a criatividade e o relacionamento com seus clientes. No mesmo ano, a Lynx, empresa focada em projetos socioambientais e de comunicação responsável, foi incorporada ao grupo e a Cross Networking foi fundada para desenvolver parcerias e projetos estratégicos em cross marketing.

Ainda em 2008 nasceu a Holding Clube. Com o objetivo de gerir as seis empresas fundadas até então pelo empresário, a Holding Clube se tornou uma das principais referências em marketing promocional do Brasil por reunir agências que ajudaram a construir a história do setor e atuam em todas as áreas do marketing promocional: Eventos, Ações Promocionais, Lançamentos, Convenções, Estandes e Feiras, Projetos Proprietários, Co-branding, Endomarketing,Parcerias Estratégicas e Responsabilidade Social.

Um dos fatos que ajuda a comprovar a importância da Holding Clube dentro do segmento de marketing promocional são as cinco indicações recebidas ao Prêmio Caboré e a conquista da honraria em três ocasiões e os eventos que as agências do grupo já realizaram ou realizam como Camarote Brahma (desde 1991), Oracle Open World (2010), Tetra Pak – FISPAL (desde 2009) e Projeto Jovens de Responsa (AmBev).

Em 2010 foi fundada a FanClub, que cria e desenvolve estratégias de comunicação utilizando o esporte como plataforma. Em 2011 nasceu a Play Book, uma empresa inovadora que utiliza o modelo de crowdfunding para realizar shows desejados pelos fãs de música, diminuindo a distância entre os ídolos e seus públicos. Ainda no fim desse ano, José Victor Oliva também incorporou à Holding Clube a agência digital The Aubergine Panda, introduzindo de vez seu grupo de agências no mundo digital.

No dia 15 de junho de 2013 a equipe do Banco de Eventos deu o pontapé inicial nos grandes eventos esportivos sediados no Brasil. Depois de um ano de muito trabalho planejamento e ensaios a Banco de Eventos entrou em campo e fez bonito na cerimônia de abertura da copa das confederações  que antecede a copa do mundo de 2014. Criada em parceria com o carnavalesco Paulo Barros e executada 100% pelo time da Banco de Eventos. A cerimônia envolver cerca de 2600 voluntários em 4 atos.

Foram mais de 100 horas de ensaios, 2800 fantasias e 1500 adereços  para criar um clima de festa dentro do estádio Mane Garrincha. Um Led Humano formado por mais de 800 pessoas e um campo de futebol formado por homens grama arrancaram aplausos da arquibancada e emocionou quem assistiu ao espetáculo. Um momento que o Brasil e o Banco de Eventos jamais irão esquecer mais uma jogada de marketing do mestre do Entretenimento.